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NEUROPSICOLOGIA

Neuropsicologia é a área da ciência que estuda como o cérebro funciona e como isso afeta o comportamento, as emoções e as habilidades cognitivas, como memória, atenção e aprendizado. Ela combina conhecimentos de psicologia e neurologia. Os objetivos das baterias de avaliação neuropsicológica infantil incluem:
- Identificar dificuldades cognitivas e comportamentais (como problemas de atenção, memória ou linguagem).
- Detectar transtornos do desenvolvimento, como TDAH, autismo ou dislexia.
- Entender o impacto de lesões ou condições neurológicas no aprendizado e no comportamento.
- Orientar intervenções específicas, ajudando pais, professores e terapeutas a planejar estratégias de apoio adequadas.
Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma construção integrada de aportes teóricos de várias ciências da aprendizagem humana, principalmente da interação dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Como citado em Cano, Bonals e colaboradores (2008, p. 16), entendemos a avaliação psicopedagógica como “um processo compartilhado de coleta e análise de informações relevantes da situação de ensino-aprendizagem, considerando-se as características próprias do contexto escolar e familiar, a fim de tomar decisões que visam promover mudanças que tornem possível melhorar a situação colocada” (Colomer, Masot, Navarro, 2001)
ENSINO ESTRUTURADO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Segundo Fonseca e Ciola (2014, p. 17), o “ensino estruturado é uma intervenção na qual se baseia a filosofia TEACCH e que permite uma variedade de métodos instrucionais e aplicações no dia a dia. Envolve (dentre outras coisas) estratégias comportamentais, uso de apoio e prompts (dicas) visuais, comunicação alternativa, integração sensorial e estímulos discriminativos consistentes que favorecem respostas mais apropriadas. A organização como item oposto à desestrutura, combina com a antecipação e a previsibilidade da rotina na proposta de dar à pessoa com autismo a clareza que precisa para se ajustar ao ambiente”.
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA – ABA

ABA, Applied Behavior Analysis (em inglês), ou Análise Comportamental Aplicada (em português), ou ainda Análise do Comportamento Aplicada (como é mais conhecida no Brasil) é aplicação da psicologia comportamental que ficou muito conhecida no Brasil por sua adaptação para o ensino de crianças com autismo. A Análise do Comportamento aplicada é a ciência devotada a entender e melhorar o comportamento humano. Como ciência a Análise do Comportamento Aplicada pode ser descrito como uma abordagem sistemática para entender comportamentos com relevância social. A história da ABA está profundamente enraizada nos trabalhos de Thorndike, Watson, Pavlov e Skinner, no entanto se atribui a criação da ABA e a fundação do periódico mais importante da área (Journal of Applied Behavior Analysis) à Baer, Wolf e Risley em 1968.
Em um programa ABA de qualidade, procedimentos de modificação de comportamento são claramente especificados. As instruções e dicas (prompts), reforçadores (“recompensas”) e materiais que são usados para desenvolver cada habilidade são determinados individualmente para cada aluno. Uma Análise do Comportamento deve ser sempre exercida por profissionais capacitados.
Método das Boquinhas

O Método Fonovisuoarticulatório registrado como Método das Boquinhas é de autoria da Dra Renata Jardini, Fonoaudióloga, Psicopedagoga, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, tendo inúmeros artigos científicos publicados comprovando a sua eficácia. Segundo o Dr. Clay Brites, no prefácio do livro Boquinhas, Uma Neuroalfabetização, afirma o seguinte: “O Método Boquinhas que tive o privilégio de conhecer há mais de dez anos assim como sua autora, representa o protótipo do que nosso cérebro precisa para realmente receber e internalizar os mecanismos de percepção e assimilação das engrenagens necessárias para a competência de leitura. Ao associar propriocepção, som, visualização oral, articulação de unidade sonora, recursos lúdicos num mesmo método, Boquinhas revela-se um modo completo e especializado de “neuroalfabetizar”.